terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

DICA FEV 2011: Mindmaps ou Mapas Mentais e os estudos

O casamento - alunos do 5º ao 9º ano
Pela experiência que tenho tido com estudantes de várias idades (do 5o ano - 10 anos, até estudantes universitários) e confirmando o que é divulgado por diversos autores, os mindmaps são uma fantástica ferramenta de apoio ao estudo e à memorização.

Há várias razões que o justificam:
- Primeiro, fazer uma mindmap é divertido! É muito mais divertido do que fazer um resumo no formato de texto a que estamos habituados na escola, pois temos uma visão do todo na mesma página e porque podemos livremente ilustrar o mapa e fazer as conexões que entendermos interessantes;
- Depois, fazer um mapa mental bem feito e bem ilustrado, obriga a ler e a estudar a matéria em causa, seja ela qual for. E os alunos fazem-no de forma empenhada porque têm um objectivo claro em mente: fazer um mindmap interessante e, talvez, poder mostrá-lo e partilhá-lo;
- E ainda porque, para se fazer um mapa mental, temos que, antes de o fazer, pensar na melhor forma de estruturar a informação, ou rever o que já fizemos para fazer um novo bem estruturado e isso obriga-nos a rever e repetir, obriga-nos a estudar melhor o tema até conseguirmos fazer um bom mapa;
- Por fim, porque todos estes passos desde estudar para conseguir fazer o mapa, pensar como o ilustrar e que ligações fazer e estruturar o pensamento, tudo isto associado à imagem final resultante de um bom mapa, nos facilita a memorização da matéria em questão.

Não há qualquer segredo a não ser que temos mais um bom motivo para estudar: fazer um mapa mental, que depressa podemos ver e que queremos que fique com bom aspecto.

Tudo isto funciona bem e ainda melhor se o fizermos respeitando um conjunto de técnicas devidamente comprovadas e que sejam do conhecimento geral para que, por um lado o nosso trabalho seja tão efectivo quanto possível e, por outro, para que seja entendido por todos.

Este ano lectivo ainda estou com disponibilidade para fazer uma ou duas sessões de mapas mentais para estudantes entre Março e Junho. LANCEM-ME DESAFIOS e terei todo o gosto em partilhar a minha experiência.

Experimentem! FUNCIONA!

Sem comentários: