segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

SmileMind!maps renovados...


É verdade. As solicitações têm sido mais do que o tempo disponível para lhes dar resposta.
Devo confessar que, por vezes, nem com a ajuda dos mapas mentais conseguimos esticar mais o tempo. O problema é que quando o tempo começou a render comecei a abusar e já tenho ocupação para o tempo "normal" e para o tempo "extra" que os mapas mentais me proporcionam.
Mas, como é prática comum no início de cada ano, "ano novo, vida nova", ou seja, novos objectivos - pois temos um ano inteiro pela frente.
Mas desta vez até foi a iMindMap a desafiar-nos quando lançou recentemente um template "Goal Setting" para ajudar os menos experientes a fazerem o seu mapa para 2009.
Eu, no meu, tenho incluído um novo modelo de workshops de mapas mentais. Nesse novo modelo vai aparecer muito do que tenho aprendido nas minhas certificações em PNL (programação neuro-linguística), pois a beleza dos mapas mentais é que podem agregar tudo o que esteja disponível para nos ajudar a melhorar o nosso desempenho, seja a escrever, a preparar as nossas acções de qualquer natureza, a registar o que se passou, fosse o que fosse, ou a fazer qualquer outra substituição da tradicional forma de escrita linear (como é o caso deste texto) por um mapa mental. E poderão perguntar-se e perguntar-me (com razão) porque utilizo a escrita linear se a critico. É uma boa questão, que tem uma boa resposta: pela mesma razão que não utilizo o Esperanto, porque poucas pessoas poderiam ler o que escrevesse. Ainda há muita iliteracia no que respeita a mapas mentais. Estou decidido a ajudar a alterar isso.
Se tiveres alguma dúvida, alguma questão que gostasses de ver respondida em relação a mapas mentais (mindmaps, ou outra qualquer designação) não hesites em enviar-me um mail para smilemind@clix.pt. Terei todo o gosto em responder a todos os que conseguir. Obrigado.

2 comentários:

Joao Marques disse...

Meu caro, "...ferramenta quase mágica!" eu diria que a combinação da ferramenta quase com a mágica do Daniel temos uma ajuda MÁGICA para a nossa vida.
Abraço e OBRIGADO Amigo
Joao Marques

Daniel Lança Perdigão disse...

João,
Obrigado pelo comentário no Blog. Eu limito-me a mostrar - a quem quiser assistir - o que é possível fazer com os mind maps. Naturalmente que ponho todo o meu entusiasmo no que faço pois tenho tido, ao longo dos anos, a prova de quão mágicos podem ser quando bem utilizados, com as aparentemente pouco importantes "regras" que levam a que os mapas se aproximem da forma como o cérebro organiza as ideias.
Bem haja.
Daniel "SmileMind!"